sábado, 22 de janeiro de 2011



Cronologia Histórica do Colégio Manoel Ribas

1913:No dia 26 de outubro, fundação da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do sul- COOPFER- com a adesão de mais de cem associados.Além dos benefícios sociais trazidos, a cooperativa se preocupa com e educação dos filhos associados e constroi escolas ao longo da ferrovia.

1914 a 1932:Período em que o paranaense chamado Manoel Ribas foi diretor da COOPFER.Autodidata, homem muito culto, viajou a Europa, onde visita as melhores escolas, a fim de encontrar um modelo de educação de bom nível para agradar os associados. E foi nos liceus franceses que ele se inspira para construir as duas maiores escoals para os filhos dos ferroviários: a Escola Artes e Ofícios, Sessão Masculina (Colégio Hugo Taylor)-Atual Carrefour-e a Escola de Artes e Ofícios Sessão Feminina (Escola Santa Terezinha do Menino Jesus- atual prédio do colégio Manoel Ribas)

1920:Implantação do armazem da COOPFER.

1921: Foi numa casa da Vila Belga, cedida pela direção da Viação Férrea, que se instala provisoriamente a escola. Mas o espaço logo fica pequeno frente a grande procura.

1922: Na rua Ernesto Beck é cosntruído um prédio para a referida escola destinada as moças. Em 1° de Maio deste mesmo ano é inaugurada a Escola de Artes e Ofícios para meninos.Inicia através de um convênio com os Irmãos Maristas, que eram resposáveis pelo corpo docente das disciplinas genéricas do Ensino Fundamental e Médio.Foi inspirado na Esolca de Parobé de Engenharia, de Porto Alegre.Inicialmente tinha 104 alunos.

1923: A cooperativa autoriza a compra de um terreno nas imediações para ali construir um prédio com acomodações para externato, internato e ensino profissional.

1924: A escola muda de endereço. Ocupa as casas existentes no terreno adquirido pela cooperativa dos herdeiros da família Von Bock. A escola mantém as alunas desde as séries iniciais até o "Complementar", que dava direito a exercer o magistério.DA mesma forma que a escola masculina, esta também é inspirada nos liceus franceses.Além do intelectual, as moças tinham disciplinas profissionalizantes. Eram aulas de Costura, Bordado, Chapelaria, Culinária, Pintura e Música.Ali se ensinava piano, violino e bandolim.

(Fotos: a primeira e Manoel Ribas e a segunda é a escola Parobé de engenharia ,hoje abriga os cursos de engenharia da UFRGS)

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário